Certificado de qualidade: informações sobre a série ISO


O mercado globalizado, cada vez mais competitivo, tem exigido esforços constantes das organizações, estimulando-as a desenvolver estratégias mais sofisticadas para obtermelhoria contínua e, assim, sobreviver à incessante sede de mudança dos clientes e/ou à presença dos concorrentes.

As certificações de qualidade não são obrigatórias do ponto de vista legal. No entanto, elas tornaram-se um diferencial competitivo importante para as empresas que as possuem. Entre as certificações da série ISO, podemos citar a série ISO 9000, que normatiza materiais, processos, produtos, serviços, entre outros; e a série ISO 14 000, referente ao gerenciamento ambiental.

A organização responsável por elaborar e aprovar normas técnicas internacionais é a International Organization for Standardization (ISO). Com sede na Suíça, especificamente na cidade de Genebra, a ISO foi fundada em 1947. 
Mais de 150 países são membros da ISO, utilizando as suas normas para direcionar os processos de certificação.

A implantação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica da organização que busca, por meio da aplicação do modelo de gestão da qualidade, identificar os processos do seu negócio, integrá-los e trabalhar para atingir os seus objetivos estratégicos, objetivos de seus clientes, atender os requisitos de seus produtos e outros requisitos aplicáveis, tendo a eficácia e a melhoria contínua como premissas básicas.

Referências e sugestões de leitura

BERTÉ, R. Gestão Socioambiental no Basil. Curitiba: IBPEC; São Paulo: Saraiva, 2009. 299p.

INMETRO. Orientações para a seleção e contratação de serviços de consultoria, treinamento e certificação de sistemas de gestão da qualidade. 2005. 10p.



Comments