O estágio docente de licenciatura


A construção de qualquer carreira depende de uma base sólida. No caso da docência, a construção de tal base se inicia durante o curso de 
licenciatura e tem como uma de suas principais etapas a estágio curricular supervisionado (Soares et. al, 2007).

O estágio pelo qual o aluno de licenciatura passa, é um período de estudos práticos para a aprendizagem e experiência e envolve, ainda, supervisão, revisão, correção e exame cuidadoso (Bianchi, 1998). 

Este período surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor aluno de tantos anos descobre-se no lugar de professor (Francisco & Pereira, 2004 apud Souza et. al, 2007).

O estágio supervisionado consiste em teoria e prática tendo em vista uma busca constante da realidade para uma elaboração conjunta do programa de trabalho na formação do educador (Guerra, 1995 apudSouza et. al, 2007).

Durante o momento do estágio o aluno de graduação tem a oportunidade de aplicar na prática todos os conhecimentos teóricos que aprendeu em seu curso de licenciatura. Além disso, aprende a resolver problemas e passa a entender a grande importância que tem o educador na formação pessoal e profissional de seus alunos.


Com isso fica claro a grande importância desta atividade, trazendo imensos benefícios para a aprendizagem, para a melhoria do ensino e principalmente para o estagiário. Sendo que os maiores beneficiados será a sociedade e, em especial, a comunidade a que se destinam os profissionais egressos da universidade (Bianchi, 1998).

Referências e sugestões de leitura

BIANCHI, A. C. M. Manual de Orientação: Estágio Supervisionado. São Paulo: Pioneira, 1998. cap. 1

SOARES, R. T. C. ; LIMA, M. E. C. C. & QUADRO, A.L. Importância e dificuldades do estágio curricular obrigatório. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais, 2007-II.

SOUZA, J. C. A; BONELA, L. A & PAULA, A. H. A importância do estágio supervisionado na formação do profissional de educação física: uma visão docente ediscente. Revista Digital de Educação Física. v 2, n 2. 2007.


Comments