Portal de Educação‎ > ‎Geral‎ > ‎

Estratégias de ensino


Por: Edvanda A. Souza de Carvalho 

Ensinar é facilitar a aprendizagem, criando condições para que o outro, a partir dele próprio aprenda e cresça (Haddad et al., 1993 
apudStacciarini & Esperidião, 1999).

A prática diária sinaliza a ocorrência de um ensino centrado na figura do professor, que detêm a autonomia do conhecimento, gerando estratégias repetitivas, geralmente com aulas expositivas, e conseqüentemente criando um fluxo unilateral de comunicação, dificultando o desenvolvimento do pensamento crítico por parte do aprendiz, que na maioria das vezes assimila o que lhe é imposto, sem muitos questionamentos.

Para que isso não aconteça, Krasilchick (2004),comenta que é muito importante o professor incluir uma diversidade de modalidades didáticas, pois cada situação exige uma solução própria, além do que, a variação das atividades pode atrair e interessar os alunos, atendendo às diferenças individuais.

Segundo Ascher apud Krasilchick (2004), as modalidades didáticas podem ser agrupadas de acordo com as atividades que os professores desenvolvem como:

  • falar - aulas expositivas, discussões e debates.
  • fazer - aulas práticas, jogos, projetos e experimentos.
  • mostrar - filmes e demonstrações.

Nas aulas expositivas o educador não pode falar durante toda a aula, ele deve abrir espaço para que o aluno também coloque sua opinião, desta forma as aulas se tornam mais participativas diminuindo assim o número de alunos passivos em sala. E também expor imagens tornando as aulas mais ilustrativas.


Além disso, o professor precisa diversificar ao máximo suas aulas. Em aulas de ciências e biologia o professor pode fazer aulas práticas em laboratório e em campo, e também projetos, jogos e muito mais. É muito interessante o aluno vivenciar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos. Para educadores de matemática, os jogos são ótimas alternativas e também dependendo do assunto, o professor pode levá-los para supermercados, ensinando aos alunos noções de economia. Em disciplinas como português, pode ser organizando feiras de livros, elaborações de projetos, jogos educativos, filmes, exposições de poesias, diversas outras estratégias de ensino. Para a disciplina de história os alunos podem visitar museus, etc. Na disciplina de artes, pode ser elaborados projetos, pesquisas, exposições de artes, etc.


São diversas as estratégias de ensino, cabe ao educador saber utilizá-las.

"Quanto mais à escola se abrir para a vida, mais eficientemente cumprirá sua missão, isto é, permitindo que a vida adentre seus ambientes e que os alunos busquem o conhecimento na vivência do cotidiano, no espaço ocupado pela comunidade, nos ambientes naturais aos quais pertencem" (Luz e Marques, 1989).


Referências e sugestões de leitura

KRASILCHICK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: editora: USP, 2004. 197p.

LUZ, G. O. F.; MARQUES, D. M. C. Fundamentação em Ciências: uma proposta para Debate e Ação. Rio de Janeiro: Ciências e Cultura, n. 41. Janeiro, 1989.5-13p.

STACCIARINI, J. M.R. & ESPERIDIÃO, E. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Rev.latino-am.enfermagem,v. 7, n. 5, p. 59-66, 1999.



Comments