Portal de Educação‎ > ‎Geral‎ > ‎

Pedagogia Progressista e suas Tendências


A pedagogia progressista é contra a sociedade capitalista, e por isso foi considerada um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais. Esta pedagogia manifesta três tendências: a pedagogia de Paulo Freire, ou tendência libertadora; a libertária; e a crítico-social dos conteúdos.



  • Tendência Progressista Libertadora
Teve Paulo Freire como principal representante. Caracteriza-se pela educação informal, pela valorização das experiências do sujeito e do processo de aprendizagem em grupo. Os conteúdos de ensino são extraídos da prática de vida dos estudantes que aprendem codificando-decodificando a problematização da situação. Nesta tendência, que trabalha com grupos de discussão, o professor é um animador, se colocando de forma humilde em relação aos alunos para que assim consiga adaptar-se às características e ao desenvolvimento de cada grupo.

  • Tendência Progressista Libertária
Esta tendência se preocupa com a educação política, com a promoção da liberdade e com o desenvolvimento integral da criança. Os conteúdos são colocados à disposição dos alunos, mas não são exigidos. O conhecimento não é a investigação cognitiva do real, mas a descoberta de respostas às necessidades e às exigências da vida social. Nesta tendência, o professor é um orientador e um catalisador, se colocando a serviço do aluno sem impor as suas idéias e sem transformar o aluno em objeto. 

  • Tendência Progressista Crítico-social
Nesta tendência a escola é vista como socializadora dos conhecimentos e saberes universais, preparando o aluno para o mundo e suas contradições. Os conteúdos não podem ser meramente ensinados; eles têm que ser ligados de forma indissociável à sua significação humana e social. O professor é o mediador, o direcionador do aluno no processo pedagógico e cria condições necessárias para que o estudante participe ativamente na busca pela verdade, sendo crítico e consciente. 


Referências e sugestões de leitura

GRASSI, T.M. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: IBPEX, 2009. 220p.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. 85p.


Comments