Notícias‎ > ‎

Como montar um site no Publisher 2007

postado em 7 de set de 2011 09:18 por Portal OBrasill   [ 7 de set de 2011 09:25 atualizado‎(s)‎ ]


Durante algum tempo eu procurei informações na internet de como montar um site de forma simples para quem tem pouca ou nenhuma experiência na área. Desisti!!! Embora tenha encontrado algumas dicas, nada passo a passo e de forma sistematizada, naquela ocasião eu não tive para onde correr a não ser a aprender sozinho e com os recursos que possuía.

Depois de ter aprendido um pouco, resolvi montar um site para ajudar as pessoas que enfrentam a mesma dificuldade que enfrentei e possibilitá-las a possuir um site próprio para diversão, informação, divulgação ou para ganhar dinheiro mesmo.

Público alvo

Existem outras opções como blogs e assistentes de criação, mas o objetivo aqui é das as informações básicas para criar um site personalizado, um site seu, com o “.com.br” e tudo. As informações contidas neste guia passo a passo destinam-se às pessoas que desejam criar o seu site mas não sabem por onde começar, ou seja, são dicas para iniciantes. Informações sobre como criar sites em PHP, ASP, FLASH, entre outros, não estão contidas nesse texto.

Programa utilizado

Embora sites em html sejam normalmente mais simples, este formato supri as necessidades da maioria das pessoas que estão iniciando. É uma forma mais simples e para a maioria das pessoas não será necessário instalar nenhum programa no computador nem pagar nada. Quase todos os computadores possuem o pacote Microsoft Office® instalado. Para os que possuem a versão 2003 ou superior o programa utilizado vai ser o Microsoft Office Publisher®, ele está junto do Microsoft Office Word®, Microsoft Office Excel® e os demais aplicativos do Microsoft Office®. Para os que possuem a versão Microsoft Office XP® ou anterior poderá utilizar o programa Microsoft Office FrontPage®.

Considerando que muitas pessoas ainda possuem o Microsoft Office 2003®, vamos basear nosso guia no Microsoft Office Publisher®.

Endereço do site e Hospedagem

O Primeiro passo é escolher o tema do seu site (futebol, jogos, emprego, notícias, ou qualquer outro). Antes de começar a montar o seu site é importante você já ter escolhido o nome dele e verificar a sua disponibilidade. Se for utilizar hospedagem gratuita isso é fundamental. Isso será necessário para a configuração dos links do site. 


Criação do site

1º - Depois de escolhido o tema do site, monte o conteúdo de texto e fotos (caso queira) em um editor de texto, como o Microsoft Office Word® ou outro similar. Monte o corpo do texto como se fosse um trabalho escolar dividido por tópicos e subtópicos (preferencialmente), isso ajuda o visitante a localizar a informação desejada no texto e melhora o visual. Além disso, dependendo da extensão de cada tópico ou grupo de tópicos, cada um pode se tornar uma página do seu site. Eu utilizo cada tópico (p. ex. “Como montar um site simples”) como uma página e cada página possui os seus subtópicos (p. ex. “Público alvo”, “Programa utilizado”, e assim por diante). Monte um pequeno texto introdutório para ficar na sua página principal.

2º - Com o corpo do texto montado, é hora de formatá-lo. Escolha as cores, tamanho e tipos de letras. Formate o texto da forma que desejar tomando cuidado para deixar o texto facilmente legível. Tenha em mente como será o plano de fundo do seu site (fundo branco, colorido, imagem, etc...), escolha um cor de texto que dê um bom contraste com o fundo escolhido. Imagens como plano de fundo normalmente geram problemas de contaste com o texto, fica legível em umas partes e ilegível em outras. Nesse caso você pode utilizar uma cor para preenchimento da caixa de texto utilizada.

3º - Conteúdo formatado é hora de montar o site. Abra o Microsoft Office Publisher® e no lado esquerdo escolha a opção “Sites e Email”. O programa vai mostrar vários modelos de sites, escolha um layout das opções de “Sites Rápido” mais adequado pra você. Esse layout pode ser completamente alterado depois em relação à cor, posição do texto, elementos gráficos, etc...Escolhido o layout irá aparecer uma janela com título “Assistente para Criação Rápida de Sites”, clique em cancelar e aparecerá outra janela: “Informações Pessoais”, cancele.

4º - Com o layout aberto exclua tudo aquilo que você não gostou ou não será útil: figuras, caixas de texto desnecessárias... e edite mudando a cor e tamanho dos objetos, caso queira. Na caixa de texto principal cole o texto introdutório ou qualquer outro que você criou para a página inicial. Coloque as fotos nos locais desejados, se for o caso. Clique sobre a imagem adicionada e aparecerá uma barra com o nome “Imagem”, selecione “Compactar Imagens” e escolha a opção de resolução desejada. Quanto menor a resolução, pior fica a qualidade da imagem se ampliada, porém, mais “leve” ela fica. Isso ajuda a deixar a página mais leve e abrir mais rápido. Se você quiser adicionar um texto em um local diferente de onde está localizado a caixa de texto principal, clique em Inserir>Caixa de texto, tem um atalho no lado esquerdo da tela também. Altere o tamanho das caixas de texto como quiser e, se necessário, insira uma cor de preenchimento clicando sobre a caixa com o botão direito do mouse e selecionando a opção “Formatar caixa de texto...”, selecione a cor de preenchimento adequada.

5º - Coloque os links que vc deseja. Se você quer colocar um link para outro site primeiro escolha o elemento que vai ser utilizado para o link, pode ser uma palavra, uma frase, uma figura, etc. Selecione o texto ou figura e clique com o botão direito do mouse. Selecione a opção “Hiperlink...”. Na janela que irá abrir selecione a opção “Página da Web ou arquivo existente” digite o endereço com o qual você quer fazer o link no campo “Endereço” (p. ex. caso queira fazer um link para esse site digitehttp://www.obrasill.com) se você quiser uma página específica do site, encontre o endereço da página que você quer e digite-a no campo “Endereço” (p. ex.http://www.obrasill.com/montarsite)




6º - Configure a sua barra de navegação. No lado esquerdo da sua página tem um botão com o nome “Início”, clique nele e aparecerá um pequeno botão abaixo, clique nele. No lado esquerdo da tela do programa vai surgir as opções para configuração. Selecione uma das opções de botões disponíveis ou permaneça com a mesma. Na parte superior dessa área de configuração há a opção “Adicionar, remover e reordenar links”, clique nela. Nesse momento surge uma janela com os links da sua barra de navegação. Como você só tem um botão na barra, então só vai aparece um link (no caso “Início”). Clique na palavra “Início” e depois em “Modificar Link”. Depois selecione a opção “Página da Web ou arquivo existente” e no campo “Endereço” coloque o endereço do seu site “http://www.seusite.com.br” (é importante que você já tenha o nome do seu site”), ok. Agora é hora de inserir os botões para as demais páginas do seu site. Clique em “Adicionar Link”edepois selecione a opção “Página da Web ou arquivo existente”. Na parte superior da janela no campo “Texto para exibição” digite o título da página desejada (p. ex. Hospedagem) e coloque o endereço dessa página no campo “Endereço” dessa forma: http://www.seusite.com.br/nomedapagina, sem acentos ou “ç” (p.ex.http://www.montarumsite.xpg.com.br/hospedagem), dê Ok. Lembre-se de que você dividiu o seu texto em tópicos e poderá usar cada tópico como uma página. Faça isso para todas as páginas (tópicos) que você escreveu.

7º - Confira se tudo está ok e salve. Você pode visualizar como ficará a página clicando em“Arquivo>Visualizar Página da Web”Como essa é sua página principal, salve-a com o nome index. Para ficar mais organizado crie uma pasta em seu computador específica para isso e salve seu arquivo no formato “Arquivos do Publisher” essa opção já vem automaticamente selecionada no campo “Salvar como tipo:

8º - Na pasta que você criou, abra uma nova pasta com o nome diretórios. Abra seu arquivoindex e clique em Arquivo>Salvar como e selecione no campo “Salvar como tipo:

o formato “Página da Web”. Mantenha o mesmo nome (index) e salve-o na pasta diretórios.Se você abrir essa pasta, encontrará nela uma página da internet com o nome index e uma pasta com o nome index_arquivos. Nesta pasta estão todos os arquivos referentes à sua página: fotos, gráficos e outros arquivos. Pronto, sua página principal está criada!

9º - Agora vamos montar as demais páginas do seu site. Para deixar o seu site padronizado e poupar trabalho, faça uma cópia do seu arquivo index que está no formato “Arquivos do Publisher” e salve-o com o nome da sua próxima página a ser criada (p. ex. hospedagem). Salve com letras minúsculas e sem nenhum acento ou “ç”. Repita essa operação até ter um arquivo para cada uma de suas páginas.

10º - Com essa etapa concluída é só inserir o texto e figuras de cada uma das páginas. Abra o arquivo correspondente e apague o que foi inserido na página principal e não for necessário nesta segunda página que está criando. Obviamente, não apague a barra de navegação. Insira o texto e figuras da página e posicionem-as na forma que deseja. Agora salve, ainda no formato “Arquivos do Publisher”. Depois clique em Arquivo>Salvar como e selecione no campo “Salvar como tipo:” o formato “Página da Web” (continue como mesmo nome, p.ex. hospedagem). Salve esse arquivo na pasta diretórios. Você vai ver que novamente que terá na pasta diretórios uma página da internet com o nome escolhido e uma pastanomeescolhido_arquivos. Repita esse procedimento para cada uma de suas páginas.

Pronto, seu site está criado. Agora e é escolher umas das opções de hospedagem e colocá-lo no ar. Boa sorte!

Espero ter lhe ajudado! Apesar de não ter muita experiência na área, estou à disposição para ajudar no que eu puder.



Comments