Notícias‎ > ‎

Evento sobre agrobiodiversidade

postado em 3 de set de 2009 15:21 por Portal OBrasill

Encontro vai discutir conservação da agrobiodiversidade por meio de sementes crioulas

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional de Montes Claros, realiza nos dias 17 e 18 de setembro o II Seminário Sementes Patrimônio da Humanidade. O encontro será realizado com a finalidade de oferecer espaço de discussão sobre as sementes crioulas e seu grande potencial para a produção agrícola na região norte-mineira.

Sementes crioulas, tradicionais ou locais são aquelas adaptadas e melhoradas pelos agricultores por meio de seus próprios métodos de manejo. São sementes de variedades rústicas que possuem capacidade significativa de adaptação aos diferentes ambientes, devido a sua alta variabilidade genética. Por causa dessa grande capacidade de adaptação, elas precisam de pouco ou nenhum emprego de insumos externos, como adubos químicos, inseticidas e herbicidas, para garantir produtividade, ao contrário das sementes comerciais.

Segundo o professor Delacyr da Silva Brandão Junior, coordenador do seminário, essas variedades de sementes locais têm valor inestimável para o desenvolvimento rural e para toda a humanidade, pois compõem o estoque de diversidade genética de praticamente todas as espécies usadas na agricultura para a alimentação humana. Além disso, ele enfatiza, "é fundamental entender que as sementes crioulas são elementos essenciais à continuidade das populações tradicionais, pelo papel que cumprem ao fornecer a base da sua alimentação”. Nesse sentido, também é objetivo do evento fortalecer a articulação entre agricultores e agricultoras guardiões da agrobiodiversidade.


As estratégias de conservação da agrobiodiversidade por meio das sementes crioulas, bem como a produção e a comercialização dessas sementes e seus aspectos legais, além das políticas públicas para o setor e o embate com os transgênicos, estarão entre os temas das palestras e mesas-redondas programadas para os dois dias do seminário. 

Destinado a produtores rurais, representantes de cooperativas, estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de diversas áreas, o evento oferece 150 vagas. As inscrições (R$ 50) serão realizadas no dia 17 de setembro, a partir das 9 horas, no Bloco C do ICA, local do evento. Mais informações pelos telefones (38) 2101-7765 e (38) 3218-7700.

Fonte: ufmg.br

Comments