Notícias‎ > ‎

Profissões - Tecnologia em banco de dados

postado em 7 de set de 2011 09:41 por Portal OBrasill


Com o crescimento das empresas e de seus ambientes operacionais, a contratação e retenção de bons profissionais especializados na administração de grandes bancos de dados vem se tornando uma preocupação para os Diretores de T.I. Nesse contexto surge o curso de graduação em Tecnologia em Banco de Dados,que dura entre 2 e 3 anos e já está bem difundido entre as universidades e faculdades do país.

O técnico em banco de dados é uma profissão antiga, complexa e restrita a alguns analistas de sistema, porém, pouco conhecida até algum tempo atrás. O termo "DBA" que significa "Database Administrator", é o profissional que atua nessa profissão que também pode receber outras denominações dependendo do grau de conhecimento e tempo na área. Veja alguns exemplos:

  • DBA JR. => profissionais que possuem em média dois anos de experiência com banco de dados.
  • DBA PLENO => colaboradores com essa denominação possuem em média de dois a cinco anos de experiência em banco de dados.
  • DBA SR.(SENIOR) => profissionais com mais de cinco anos de experiência, geralmente são consultores e atuam de forma independente em empresas próprias e/ou em consultorias.
  • RACDBA => (Cluster Database Administrator) termo utilizado para profissionais que trabalham em ambientes clusterizados.
  • RACHADBA => denominação utilizada para profissionais que também trabalham em ambientes clusterizados. No entanto, estes são responsáveis por montar clusters de backup ou sites de backup, dependendo da configuração do site primário.



O DAB tem muitas responsabilidades, muitas delas são de vital importância para a continuação dos serviços de qualquer empresa. As responsabilidades do DBA podem aumentar ou diminuir dependendo da empresa em que o mesmo atua. Contudo, algumas são obrigatórias, como por exemplo: evitar a corrupção de dados; evitar parada do banco de dados; criar e administrar backups do banco de dados e do Sistema operacional, dependendo do tipo de backup; evitar corrupções de backup; ser responsável pela segurança dos dados; evitar problemas de Performance, que sejam causadas por hardware, consultas SQL mal escritas e/ou problemas com topologia de rede; calcular a expansão do ambiente (HARDWARE + STORAGE) e evitar desuso indevido por parte das aplicações no banco de dados que oneram recursos no sistema de armazenamento; aplicar atualizações no banco de dados; modelar o banco de dados; modelar o fluxo de trabalho das rotinas geradas no banco pelas aplicações. (fluxograma de trabalho); migração de ambientes operacionais: versões de software de banco de dados e/ou arquitetura do ambiente de hardware.

Para tornar-se um bom DBA são necessários conhecimentos avançados em SQL, SHEL SCRIPT, PERL, UML, TOPOLOGIA DE REDES COMPUTADORES, FIREWALLS, SISTEMAS OPERACIONAIS, HARDWARE E STORAGE.A falta de domínio em alguns desses temas poderá trazer conseqüências graves para o profissional e para a sua empresa.


Fonte: wikipedia.org

Comments