Notícias‎ > ‎

Qual a melhor universidade estadual da Bahia segundo o IGC do MEC?

postado em 3 de set de 2009 15:30 por Portal OBrasill

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC - obteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). O IGC para todas as Instituições de Ensino Superior do País foram divulgados, segunda-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC. Entre as universidades públicas estaduais da Bahia, a UESC foi a melhor avaliada. Apenas 6% das instituições de ensino superior avaliadas em todo o país obtiveram conceito 4, e apenas 1% atingiu nota máxima (IGC 5). 

    Para o reitor Joaquim Bastos, "na recente divulgação do Índice Geral de Cursos 2008, o desempenho apresentado pela UESC evidencia que a Universidade vem caminhando de forma consistente, agregando crescentemente qualidade às ações que desenvolve. Em avaliações distintas realizadas por diferentes instituições, utilizando indicadores diversos, a UESC tem demonstrado bons resultados.” 

   - A Reitoria credita o resultado alcançado ao trabalho comprometido e de alta qualificação do conjunto da comunidade acadêmica, professores, funcionários e estudantes, bem como às equipes que atuam em posições administrativas - avalia o reitor da UESC. 

   O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final é expresso em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5). O IGC tem a função fundamental de orientar o público sobre a qualidade do ensino oferecido em cada instituição.

Fonte: uesc.br


Comments